RESPONSABILIDADE SOCIOAM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO BIENTAL COMO PROMOTORA DECOMPETITIVIDADE PROMOTORA DECOMPETITIVIDADE IVIDADENAS EMPRESAS NAS EMPRESAS NAS EMPRESAS
Abstract
O conceito de responsabilidade socioambiental não é novo. A preocupação com o tema remonta aos anos 50, onde as conseqüências da expansão da indústria já se faziam sentir. Surge, então, como fruto de profundas críticas socioambientais, éticas e econômicas que as organizações passaram a sofrer ao se verem totalmente envolvidas na economia de mercado. Porém, não se chegou a um consenso sobre seu significado e limites, uma vez que o conceito é amplo, defrontando-se em áreas-limite da ética e da moral (VENTURA, 1999). Nota-se, contudo, uma crescente conscientização de que as organizações podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade. Entendemos a Responsabilidade Socioambiental como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou alguma comunidade, de modo específico, agindo pró - ativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela, assumindo, assim, além das obrigações estabelecidas em lei, também obrigações de caráter moral, mesmo que não diretamente vinculadas às suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos (VENTURA, 1999; ASHLEY, 2002). Assim, numa visão expandida, responsabilidade socioambiental é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.