ANÁLISE DOS FATORES ORIGINAIS DO INSTRUMENTO MSLQ COM BASE EM ALUNOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS BRASILEIRAS

  • Márcia Adriana da Silveira Gomes

Abstract

Este artigo discute o estilo de aprendizagem do estudante universitário, focado em disciplinas de negócios. Faz
parte deste contexto a motivação, inteligência, interesse, crenças, entre outros. É muito importante para a
evolução da educação superior descobrir como o estudante aprende de uma maneira mais motivadora e
desenvolve melhores habilidades de aprendizagem. O propósito deste artigo é investigar as diferenças dos
fatores originais do Questionário de Estratégias de Motivação e Aprendizagem ( MSLQ), com base numa
pesquisa efetuada em duas faculdades brasileiras particulares. A pesquisa testa se o questionário MSLQ,
quando aplicado a uma amostra aleatória de estudantes brasileiros de faculdades particulares, em cursos de
Administração e Contabilidade, nas disciplinas de Contabilidade, pode ser observada diferença entre os fatores
resultantes e os originais, utilizando uma Análise Fatorial sobre a amostra. Para tanto, o objetivo deste estudo
foi comparar os fatores de um questionário, construído com base em estudantes universitários americanos,
com os resultados da aplicação do mesmo questionário em amostra aleatória de estudantes brasileiros. Foi
aplicado o Questionário MSLQ em 321 estudantes de duas faculdades particulares do Estado de São Paulo. Os
dados foram tratados pelo software estatístico SPSS e tendo sido usada a técnica de Análise Fatorial. Depois de
feitos todas as análises, conclui-se que os novos fatores resultantes diferem do Questionário original. Deve-se
levar em consideração para o resultado desta pesquisa os fatores, principalmente, culturais que diferenciam os
estudantes americanos dos brasileiros, evidenciados pela pesquisa efetuada.

Author Biography

Márcia Adriana da Silveira Gomes

Mestre, Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (msilveira@anchieta.br).

Section
ARTIGOS