A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESA BRASILEIRA RUMO A PAÍSES AFRICANOS: UM ESTUDO DE CASO

  • ARAUJO, Geisa Aparecida de/ LOPES, Patricia Oliveira/ MACEDO, Sabrina Fernanda/ MENEGUETE, Clélia
  • FERRATO, Elio
Palavras-chave: Processo de internacionalização, ética nos negócios, mundo globalizado, novos mercados

Resumo

O processo de internacionalização traz a qualquer organização uma oportunidade singular,
pois, transpor as fronteiras do seu país é mostrar-se ao mundo, adequar-se às novas culturas e
construir uma imagem da sua marca e do seu país. Claro que tudo isso é possível, mas requer
conhecimento, planejamento e subsídio financeiro para fixar-se em novos mercados. Com
este estudo de caso, pretende-se trazer à tona o diferencial de uma empresa que está
realizando este processo da internacionalização, embora ainda provido de dados elementares
neste estágio do desenvolvimento do negócio, principalmente quando praticado por
organização brasileira sem experiência internacional e com o objetivo de conquistar de modo
ético o continente africano, como parte de sua visão de globalização, iniciando-se o processo
por Angola, país com o qual o Brasil tem fortes vínculos sociais e econômicos, mesmo antes
de sua independência de Portugal.

Biografia do Autor

ARAUJO, Geisa Aparecida de/ LOPES, Patricia Oliveira/ MACEDO, Sabrina Fernanda/ MENEGUETE, Clélia

Graduadas no Curso de Comércio Exterior do Centro Universitário Padre Anchieta

FERRATO, Elio

Professor Doutor, Coordenador do Curso de Comércio Exterior, orientador do trabalho

Seção
ARTIGOS