ENDOMARKETING: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APLICADA AOS EVENTOS DA ANPAD

  • Bernardo Ferreira Machado
  • Irene Raguenet Troccoli

Resumo

O Endomarketing tem-se tornado uma importante ferramenta para as organizações. Isso se dá porque ele busca alinhar todos os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, trazendo, como principal benefício, a visão compartilhada e o fortalecimento das relações. Este artigo, de abordagem qualitativa, é uma revisão bibliográfica dos artigos com a palavrachave Endomarketing que foram publicados nos eventos promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Tendo-se encontrado tão somente cinco artigos com esta condição, foi realizada uma varredura dos conceitos mais relevantes de cada um deles. A conclusão foi que a importância deste construto como uma ferramenta de construção e de manutenção de valores intangíveis foi muito destacada em todos, dada sua contribuição para a geração e para a manutenção da cultura organizacional, assim como suas consequências para o desempenho da empresa.

Biografia do Autor

Bernardo Ferreira Machado

B. Sc.; Universidade Estácio de Sá; Av. Presidente Vargas 642/22º andar, Rio de Janeiro (RJ); machado.bernardo@hotmail.com

Irene Raguenet Troccoli

D. Sc.; Universidade Estácio de Sá; Av. Presidente Vargas 642/22º andar, Rio de Janeiro (RJ); irene.troccoli@estacio.br

Seção
ARTIGOS