HABILIDADES SOCIAIS DE PAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE FILHOS

  • Alessabdra Turini Bolsoni-Silva
  • Almir Del Prette
  • Jorge Oishi

Resumo

É possível que pais socialmente mais competentes consigam resolver problemas de forma mais efetiva e positiva e que seus filhos tenham menos problemas de comportamento. A presente pesquisa tem por objetivo descrever e comparar o que pais que possuem filhos com indicação escolar de problemas de comportamento (IPC) e pais que possuem filhos com indicação escolar de comportamentos socialmente adequados (ICSA) relatam a respeito de comportamentos socialmente adequados e “inadequados” dos filhos, bem como o que relatam sobre suas próprias habilidades sociais educativas (HSE). A coleta de dados foi conduzida através de questionários com 60 familiares de crianças com 6 anos de idade, matriculadas em 6 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) da cidade de São Carlos. A análise foi realizada categorizando-se os dados dos questionários que foram organizados quantitativa e qualitativamente em tabelas, procedendo-se às análises estatísticas para comparar os Grupos IPC e ICSA. Os resultados apontaram que: a) os indicadores de problemas de comportamento foram mais freqüentes em meninos que em meninas; b) houve diferenças entre os Grupos de crianças IPC e ICSA, pois as crianças do primeiro apresentaram mais indicadores de problemas de comportamento que as do segundo; c) houve semelhanças entre os Grupos IPC e ICSA nos indicadores de comportamentos socialmente adequados, com alta freqüência em ambos e d) foram identificadas algumas semelhanças e algumas diferenças entre as HSE dos pais IPC e dos pais ICSA.

Biografia do Autor

Alessabdra Turini Bolsoni-Silva

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Bauru).
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
(FFCL) da Universidade de São Paulo (USP - Campus Ribeirão Preto). Mestre em Educação Especial pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar).

Almir Del Prette

Professor de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar).

Jorge Oishi

Professor Doutor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Seção
Artigos