Argumento parece palavra cada vez mais estranha para uma geração acostumada ao acesso rápido às informações como meio para construção do pensamento. Por ocasião do lançamento de uma revista que publicasse trabalhos de alunos, professores e profissionais de diversas áreas, em 1998 a então professora do Centro Universitário Padre Anchieta, Lúcia Granja, hoje professora titular da UNESP (São José do Rio Preto), lembrou que a palavra latina argumentum “traz-nos de sua origem um sentido de ‘matéria ou assunto a explicar ou tratar’.”
A revista de publicação semestral dos cursos de Letras, Psicologia, Pedagogia, Gestão Ambiental e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Padre Anchieta nasceu com esse título e a vocação da diversidade. Distribuída em versão impressa até o seu décimo quarto número (disponibilizados a partir do terceiro no site do Centro Universitário Padre Anchieta), Argumento passa a ser veiculada apenas no formato on-line a partir de seu décimo quinto número.
Lúcia Granja lembrou ainda que “não há idéias de professores que não tenham sido mais bem desenvolvidas pela existência dos interlocutores principais delas, os alunos, assim como não há textos e idéias desenvolvidos pelos alunos que não tenham nascido de um pensamento, palavra, sugestão ou iniciativa de seus mestres, ou dos mestres de seus mestres, aqueles que são referências importantes para a construção dos caminhos intelectuais das gerações mais jovens. Quem ler Argumento, portanto, procure a uniformidade não nos temas, não no formato dos artigos, ou mesmo no tipo de colaboração aceita pela revista. Que os leitores de nossa revista procurem a uniformidade nas entrelinhas dessas páginas, no diálogo constante entre professores e alunos, pólos nem tão opostos, que se imantam na construção do processo de ensino-aprendizagem, esse também de pólos não opostos. Esse é, afinal, o espírito que norteia em geral as nossas ações pedagógicas, intelectuais, interpessoais, em busca sempre de melhoria e crescimento. Aí está, afinal, a qualidade que as páginas da revista procuram refletir.”
Que os trabalhos enfeixados sob a chancela da Argumento colaborem para a divulgação de ideias, e promovam a discussão e reflexão como caminhos possíveis para a construção do pensamento e posturas de trabalho nas áreas a que se destinam.