UM OLHAR PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este estudo foi realizado em um curso de formação de professores de línguas, como parte de
um projeto de iniciação científica em que se pretendeu investigar as diferentes abordagens de
ensino de língua(s) estrangeira(s) (LE) e sua concretização na prática de sala de aula. Os dados
a serem apresentados foram coletados pela autora na sala de aula de língua estrangeira do curso
de formação de professores que freqüenta. A análise baseia-se no referencial teórico de Almeida
Filho (1999, 1993), Brown (1995, 1994), Widdowson (1991) e Nunan (1989), tendo como objetivo
maior provocar uma reflexão no professor em formação sobre como este poderá colaborar, de
modo mais significativo, na construção do processo de aprendizagem de seu aluno através da
adoção consciente de uma determinada abordagem.
As questões propostas nesta pesquisa a partir dos estudos sobre abordagens de ensino/
aprendizagem de língua estrangeira (LE) são: O que é abordagem? Qual é a abordagem que o
sujeito da pesquisa acredita adotar? Qual é a abordagem que efetivamente se revela na sua
prática de sala de aula?