UM OLHAR PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Mônica Adolpho Martins
Palavras-chave: abordagem, ensino/aprendizagem, língua estrangeira (LE)

Resumo

Este estudo foi realizado em um curso de formação de professores de línguas, como parte de
um projeto de iniciação científica em que se pretendeu investigar as diferentes abordagens de
ensino de língua(s) estrangeira(s) (LE) e sua concretização na prática de sala de aula. Os dados
a serem apresentados foram coletados pela autora na sala de aula de língua estrangeira do curso
de formação de professores que freqüenta. A análise baseia-se no referencial teórico de Almeida
Filho (1999, 1993), Brown (1995, 1994), Widdowson (1991) e Nunan (1989), tendo como objetivo
maior provocar uma reflexão no professor em formação sobre como este poderá colaborar, de
modo mais significativo, na construção do processo de aprendizagem de seu aluno através da
adoção consciente de uma determinada abordagem.
As questões propostas nesta pesquisa a partir dos estudos sobre abordagens de ensino/
aprendizagem de língua estrangeira (LE) são: O que é abordagem? Qual é a abordagem que o
sujeito da pesquisa acredita adotar? Qual é a abordagem que efetivamente se revela na sua
prática de sala de aula?

Biografia do Autor

Mônica Adolpho Martins

Professora recém-formada em Letras pelas Faculdades Padre Anchieta, com experiência no ensino
fundamental. Este trabalho é resultado do projeto de Iniciação Científica sobre Abordagem de ensino/
aprendizagem de língua estrangeira, desenvolvido no período de 2000-2002 como parte da formação
profissional de ensino, sob a orientação de Ms. Leila Ribeiro de Caldas e Profª Lígia Lederman.

Seção
Artigos