BIOÉTICA NA SALA DE AULA: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM A PARTIR DO TEMA TRANSGÊNICOS

  • Wanderley Carvalho
  • Daniela Alcalde de Almeida
Palavras-chave: Transgênicos, OGMs, Biotecnologia, Bioética, Ensino de Biologia

Resumo

Produtos das atividades científica e tecnológica, tais como os organismos transgênicos e os
clones de tecidos humanos, costumam ser cercados de grande polêmica e medo, especialmente
pelo seu caráter de novidade e pelo desconhecimento a ela associado. As maiores preocupações
repousam sobre os possíveis impactos que a manipulação da vida pode causar para o planeta e,
particularmente, para a espécie humana. A situação exige, portanto, decisões conscientes que, por
sua vez, não podem ser tomadas sem conhecimento. Este artigo argumenta a favor de uma abordagem bioética no ensino de Biologia como forma de promover o conhecimento apropriado a uma
tomada de decisão consciente por parte da sociedade. Para tanto, enfoca os organismos transgênicos
como exemplo dos recentes avanços biotecnológicos e discute a importância de se incluírem temas
como esse em uma educação biológica baseada na bioética.

Biografia do Autor

Wanderley Carvalho

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo. Professor de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado do curso de Ciências:
Habilitação em Biologia da Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta. Professor de História e
Epistemologia da Ciência e de Metodologia da Pesquisa do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e
Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul

Daniela Alcalde de Almeida

Graduanda do Curso de Ciências: Habilitação em Biologia, pela Faculdade de Ciências e Letras Padre
Anchieta.

Seção
Artigos