MEMÓRIA DE JOVENS, HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

  • Renata Sieiro Fernandes
Palavras-chave: memória, juventude, História Oral, educação não-forma

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar alguns resultados e reflexões de uma pesquisa de
doutorado que focaliza as narrativas de jovens a partir das memórias sobre suas experiências
passadas em um programa público educacional de tipo não-formal, paralelamente à freqüência
escolar. As reflexões foram construídas, principalmente, com base nos depoimentos dados pelos
depoentes e a partir das representações que fazem dessa experiência e sua interferência (positiva ou negativa) sobre sua vida na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação – Unicamp, pesquisadora do
Centro de Memória – Unicamp e consultora do Programa Rumos “Educação, Cultura e Arte”, segmento
Educação Não-Formal, do ItaúCultural – 2005

Seção
Artigos