EXTURA, FIGURA E GESTO NA MÚSICA DO SÉC TEXTURA, FIGURA E GESTO NA MÚSICA DO SÉC STO NA MÚSICA DO SÉCULO XX: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA XX: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA MIÓTICA

  • Tadeu Moraes Taffarello
Palavras-chave: música do século XX, semiótica aplicada, textura musical, figura musical, gesto musical

Resumo

A música, sendo linguagem, é formadora de signos. Como tal, ela se baseia na relação triádica
do signo: ícone, índice e símbolo. No século XX, encontramos, na literatura musical, compositores
que mantêm a sua supremacia da escrita ou sobre a textura, ou sobre a figura, ou sobre o gesto. O
principal objetivo deste artigo é aprofundar os estudos que relacionam a divisão triádica do signo a
estas três formas possíveis de escrita composicional da música do século XX. Buscamos, portanto,
demonstrar uma aproximação possível entre semiótica e música.

Biografia do Autor

Tadeu Moraes Taffarello

Doutorando em música pelo IA/Unicamp-SP.

Seção
Artigos