AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E AS TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTERSEÇÃO NECESSÁRIA

  • Paulo Pereira
Palavras-chave: Teorias lingüísticas, formalismo(s), funcionalismo(s), abordagens didáticopedagógicas, práticas metodológicas de ensino de línguas

Resumo

Pretende-se, nesse artigo, relacionar as teorias lingüísticas às práticas de ensinoaprendizagem de línguas, sobretudo de língua materna. Para tanto, constrói-se um breve percurso
pelos principais modelos teórico-analíticos (gramáticas) de abordagem do objeto- fenômeno de estudo
da ciência da linguagem, que é a língua, destacando suas caracterizações mais salutares. Em seguida,
inter-relaciona-se a esses cinco principais modelos os dois grandes paradigmas das teorias lingüísticas
contemporâneas: o formalismo e o funcionalismo. Depois, descrevem-se, assim, as três concepções de
gramáticas comumente encampadas pelos docente/educadores de línguas na prática efetiva do ato de
ensinar advindas daqueles dois paradigmas. Conclui-se, então, apontando para a mudança social do
papel desses docentes, a partir de uma maior conscientização da necessidade de estabelecer um
diálogo mais amplo entre as teorias lingüísticas e as práticas didático-pedagógicas de ensino numa
abordagem pluralista e multipolar.

Biografia do Autor

Paulo Pereira

Mestre em Lingüística Formal (Sintaxe Gerativa) pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura
(PPGLinC) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.
Também, bacharel e licenciado em Letras Vernáculas pela UFBA.
Emails de contato: paulorpereiras@gmail.com ou paulorps@ufba.br

Seção
Artigos