UMA VIAGEM EM ALTO-MAR:

NAVEGANDO POR ENTRE RELATOS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE O USO DA WEBQUEST NO CURSO DE LETRAS DA UFAL

  • Welma Júlia Santos de Lima Araújo/ Sérgio Ifa
Palavras-chave: WebQuest, Pesquisa narrativa, Línguas adicionais, Letramento crítico

Resumo

O objetivo deste artigo é fomentar uma discussão em torno do uso de WebQuest (WQ) para ensino de
uma língua adicional, baseando-se nos relatos de duas participantes (tripulantes). O aporte teórico está
no ensino de língua adicional e as tecnologias (ALMEIDA FILHO, 1999; LEFFA, 2001; IFA, 2006;
KENSKI, 2007), na perspectiva do letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001),
na discussão sobre WebQuest (SÁNCHEZ, 2009; ABAR; BARBOSA, 2008; DODGE, 1995; 1998) e
na discussão do conceito de motivação (DÖRNYEI, 2001). A pesquisa narrativa (CLANDININ;
CONNELLY, 2004; 2011) é a metodologia usada nesta pesquisa qualitativa. As questões norteadoras
são: 1) O que há de letramento crítico na WQ usada?; 2) De que forma a WQ utilizada promove o
letramento crítico?; 3) Qual é o papel do professor de língua adicional no uso das WQ A London
Tour?; 4) Qual poderá ser o papel do professor de língua adicional que usa WQ com elementos de
letramento crítico? Refletindo sobre as questões, procuramos ouvir as histórias dos participantes e
junto com eles atribuir sentidos, ou seja, nos relatos dos tripulantes sobre o uso da WQ, buscamos
compreender como as WQs são e como podemos usá-las para desenvolver a consciência crítica dos
alunos.

Biografia do Autor

Welma Júlia Santos de Lima Araújo/ Sérgio Ifa

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade
Federal de Alagoas.

Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP; ministra aulas em Linguística Aplicada no Programa
de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. É líder do grupo de
pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET-PPGLL-UFAL).

Seção
Artigos