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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

Os trabalhos submetidos a esta revista para publicação deverão ser enviados via email (como arquivo atachado) para o endereço ciencias.sociais@anchieta.br, em formato Word for Windows. 

O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço entrelinhas de 1,5 linha. Tamanho do papel A4 com margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,0 cm. Artigos, ensaios, entrevistas, deverão ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas, incluindo imagens e referências bibliográficas. As resenhas deverão ter extensão mínima de 2 e máxima de 5 páginas, e o objeto da resenha não pode ter mais do que dois anos de publicação ou de reedição. Traduções poderão ter até 30 páginas. 

1 - Estrutura 
O trabalho deve obedecer à seguinte sequência:

  • título, centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página, em artigo. Resenha não terá título, mas, em seu lugar, a(s) referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da revista;
  • nome do autor, por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;
  • filiação institucional, em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem o departamento (no caso de docente), o programa de pós-graduação (no caso de aluno de pós), a faculdade (ou o instituto, ou o centro), a sigla da universidade, a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor;
  • resumo (de artigo), precedido desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo 100 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas abaixo do nome do autor;
  • palavras-chave (de artigo), no máximo sete, precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo;
  • abstract e keywords: o resumo dos textos em português deverá ser apresentado também em uma das seguintes línguas: inglês, espanhol ou francês. Precedidos desses subtítulos e de dois pontos, o texto e as palavras destacadas deverão vir em itálico, tendo, nos outros aspectos, a mesma formatação do resumo e das palavras-chave, respectivamente;
  • texto, iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento um e meio. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo, assim como entre este e o parágrafo inicial da nova seção. Todo destaque realizado no corpo do texto será feito em itálico. Exemplos aos quais se faça remissão ao longo do texto deverão ser destacados dos parágrafos que os anunciam e/ou comentam e numerados, sequencialmente, com algarismos arábicos entre parênteses.
  • referências, precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos;
  • obras consultadas ou recomendadas, precedidas de um desses subtítulos, serão incluídas, opcionalmente, duas linhas após as referências e organizadas de acordo com as mesmas normas.

2 - Referências 
Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e seguir a NBR6023 da ABNT. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução. Exemplos: 

(1) Livros e outras monografias 
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986. 

(2) Capítulos de livros 
JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, G. S. Meios de comunicação de massa. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 47-66. 

(3) Dissertações e teses 
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986. 

(4) Artigos de periódicos 
ARAUJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ArteUnesp, São Paulo, v.7, p.59-63, 1991. 

(5) Trabalho de publicados em anais de evento 
MARIN, A. J. Educação continuada. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1., 1990, São Paulo. Anais... São Paulo: UNESP, 1990. p. 114-118. 

As referências a documentos eletrônicos deverão apontar, sempre que estiverem especificados, os dados aqui requeridos para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com estas normas. Essas referências deverão ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos on line apenas temporariamente disponíveis.

3 - Citações

  • O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BARBOSA, 1980).
  • Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959). Se ainda assim a coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (BARBOSA, Cássio, 1965) e (BARBOSA, Celso, 1965).
  • Se o nome do autor estiver citado no texto, se indica apenas a data entre parênteses: Morais (1955) assinala...
  • Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (MUMFORD, 1949, p.513). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (MORAIS, 1955, p.12-15).
  • As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (REESIDE, 1927a, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 1943), e quando tiver mais, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GILLE et al., 1960).
  • A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.
  • A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, normal, tamanho 11.
  • As intervenções nas citações diretas devem ser indicadas do seguinte modo: a) supressão: [...]; b) interpolação, acréscimo ou comentário: [ ].
  • Para destacar trechos de uma citação, deverá ser usada fonte em itálico e ser acrescentada a expressão “grifo nosso” à referência, depois da indicação do(s) número(s) da(s) página(s). Subentende-se, portanto, que qualquer outro destaque presente nas citações sejam originais.
  • As citações em línguas distintas daquela em que foi composto o texto submetido à Revista de Ciências Sociais e Jurídicas deverão ser traduzidas, com remissão a nota de rodapé, onde será transcrito o trecho original. Adotado esse critério, estará pressuposto que a tradução seja de responsabilidade do(s) autore(s) do artigo ou da resenha, sendo desnecessária qualquer outra indicação a esse respeito.

4 - Notas 
Deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior, após o sinal de pontuação. 

5 - Anexos 
Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos. 

6 - Ilustrações 
Os trabalhos poderão conter imagens, gráficos ou tabelas, desde que essas sejam disponibilizadas pelo autor, em formato JPG, com definição de 72 dpis. Essas imagens deverão ser designadas como figuras, com numeração sequencial e indicação da fonte de onde foram extraídas. 

 

Carta de apresentação: modelo aqui.

Artigos

Política padrão de seção

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