IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETPLACE PARA CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
VIABILIDADE, DESAFIOS E RISCOS
Resumen
O artigo aborda a necessidade da Administração Pública de adquirir produtos e serviços por meio de licitação, conforme a Constituição Federal, destacando a busca por eficiência, economicidade e otimização dos recursos públicos. Apesar dos avanços como o pregão eletrônico e a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), o sistema tradicional ainda apresenta lentidão e ineficiências, exacerbadas pela pandemia de 2020. O estudo foca na implementação de marketplaces na administração pública, inspirando-se no setor privado para melhorar a rapidez e eficácia das contratações. Ao buscar
entender conceitos, avaliar experiências públicas, analisar a viabilidade legal e identificar benefícios, riscos e desafios, verifica-se que o marketplace pode trazer
significativos avanços para a gestão pública no Brasil e, para que essa transformação seja efetiva, é essencial que haja um compromisso contínuo com a
inovação, a segurança da informação e a capacitação dos envolvidos.