Intersecções entre a comunicação popular e o feminismo:
o caso da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) no Brasil
Abstract
Este trabalho apresenta pontos de convergência entre a comunicação popular e o feminismo, a partir do caso da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) no Brasil. Desde 2013, a MMM possui um Coletivo de Comunicadoras que atua como um multiplicador de processos comunicativos que acontecem nos 20 estados onde o movimento está organizado no país. Com reflexões e práticas, o grupo questiona a ideia de um sujeito competente (CHAUI, 2017), que é reforçada diariamente pelos meios de comunicação hegemônicos, e busca visibilizar histórias, saberes e ações das mulheres organizadas na luta feminista. Ao privilegiar a dimensão processual da comunicação, com o objetivo de contribuir para a emancipação das mulheres, o movimento e o coletivo promovem um encontro profícuo entre a comunicação popular e o feminismo. As análises apresentadas neste trabalho foram elaboradas a partir de uma pesquisa militante realizada entre 2018 e 2021, para a qual foram feitas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas.