Jogo pedagógico em bambu laminado para crianças com TDAH
Abstract
Este artigo descreve um projeto que teve como objetivo desenvolver um jogo pedagógico lúdico em bambu laminado colado, voltado para crianças de 8 até 10 anos de idade, que possuem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como forma de trabalhar a estimulação, a concentração e o desenvolvimento intelectual da criança na educação infantil em instituições de ensino. No processo de produção, foi utilizado como material principal o bambu laminado colado, que abrange características de material ecológico com baixo custo, baixo impacto ambiental, sendo leve, renovável e perene. O método de pesquisa teve como procedimento pesquisa bibliográfica sobre o tema em livros, artigos e contato com profissional pedagógico, a partir do que se pôde concluir que o uso de jogos para ensino às crianças que possuem dificuldades de concentração e aprendizagem são indispensáveis, principalmente, no que se refere a crianças já diagnosticadas com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que compromete a atenção, o comportamento e o controle de impulsos, interferindo no desenvolvimento intelectual. Portanto, o uso de ferramentas, como os jogos, são recursos didáticos com grande potencial para o desenvolvimento infantil, global e para a construção do conhecimento e estímulo cognitivo da criança, permitindo uma aprendizagem mais motivante, com capacidade para auxiliar problemas como a desatenção e a hiperatividade.