Apagamento da palavra "propaganda" das iniciativas de sensibilização de massa no campo social

  • Ina Motoi

Resumen

Este breve texto objetiva uma reflexão crítica sobre as iniciativas de sensibilização de massa implantadas em Quebec (Canadá), no campo social12, por alguns dos atores aí presentes: o Estado e suas agências, as instituições, as organizações etc. Em trabalho social, nós fazemos isso também para influenciar as pessoas e para motivá-las a mudar de atitude, de comportamento ou de maneira de pensar, em relação a certas problemáticas. De acordo com alguns critérios, podemos afirmar que nós fazemos sensibilização e não propaganda? Trata-se de questionar, assim, o método utilizado por esses agentes, a fim de apreendê-lo e isso a partir de certas mensagens colocadas em circulação. Compará-la ao método da propaganda a fim de ver se a sensibilização não é somente um eufemismo desta última, o que permitiria dissimulá-la e tornaria o próprio conceito de propaganda ausente, inexistente, tabu. Essa omissão é um apagamento para tornar a manipulação invisível?

Publicado
2022-12-31