O DIREITO DAS FAMILIAS E SEU POSSÍVEL RETROCESSO – UMA VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA, AO PRINCÍPIO DA FELICIDADE E AO DIREITO À LIBERDADE

  • Lilian Dias Coelho Lins de Menezes Guerra
Palavras-chave: Felicidade, Dignidade, Liberdade, Violação

Resumo

O presente artigo discutirá a temática da felicidade nas relações familiares, sob uma ótica civil-constitucional, tendo por escopo demonstrar que preconceitos sociais e ideologias políticas poderão gerar sérios riscos aos princípios da dignidade humana e ao direito à liberdade, traduzindo, assim, violação ao próprio Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Lilian Dias Coelho Lins de Menezes Guerra

Possui graduação em Direito e mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Estácio de Sá, professora convidada da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da pós-graduação de Direito Civil e Processual Civil e de Direito create Público da Universidade Estácio de Sá. Autora de obras em Direito das famílias e em Direito Processual Constitucional. Pesquisadora com ênfase em Direito, principalmente nos temas: lide e processo e família e afetividade. Advogada militante.

Seção
Artigos