Famílias e Cidadania - Uma Proposta de Reflexão

  • Ana Patrícia Bortoti Franceschini
  • Géraldine Challe
Palavras-chave: gestão de projetos sociais com famílias, cidadania, direitos humanos

Resumo

O presente artigo pretende suscitar reflexão sobre o conceito de cidadania no contexto da gestão dos projetos sociais com famílias, por considerar que a significação que é dada ao referido conceito por tais gestores pode resultar em diferentes implicações na realidade interna do próprio projeto, bem como naquela onde tal projeto estiver inserido. Para isso buscou-se na bibliografia dados que mostram que ele vem se modificando ao longo do tempo e do espaço, influenciado por disputas e por valores ora mais, ora menos prevalentes. Partiu-se de elementos conceituais de cidadania na Antiguidade, ressaltou-se a influência da Revolução Francesa e do período pós-grandes guerras, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e tentou-se perceber algum de seus aspectos na legislação brasileira, especialmente em nossa Constituição de 1988. Entendeu-se que tais elementos podem ser úteis para gestores de projetos sociais com famílias despertarem para um processo de questionamentos, visando perceber em que conceito estão apoiados, de fato e de direito, considerando a Constituição Brasileira de 1988.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Bortoti Franceschini

Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Londrina-PR; pós-graduada em gestão de projetos sociais com famílias pela Universidade Cruzeiro do Sul; conciliadora/mediadora capacitada pela Escola Paulista da Magistratura e iniciada em estudos psicanalíticos; ex-assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; conciliadora/mediadora com atuação em Varas da Família no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Campinas e na Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal 3ª Região, em Campinas-SP. Perita (assistente social) da Justiça Federal em Campinas, com atuação em processos de matéria
previdenciária. Atualmente é estudante de direito da Universidade São Francisco, campus Campinas.

Géraldine Challe

Bacharel em Psicologia pela Université de Savoie (França), Mestre em Avaliação e Gestão de Políticas Sociais pela Université Grenoble-Alpes (França) e Mestre em Serviço Social pela PUC/SP, atua há mais de dez anos no
terceiro setor na França e no Brasil. Tem experiência em elaboração, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, bem como planejamento estratégico. Atualmente é gerente do Centro Profissionalizante Arca do Crescer.

Seção
Artigos