Prezados e prezadas leitores e leitoras, salve!

Temos a grande alegria de apresentar mais uma edição da nossa RDC – REVISTA DE DIREITO CIVIL em chave constitucional. Trata-se de trabalho árduo que conta, amiúde, com o esforço de vários funcionários e, desde a diagramação até a correção final, fazem um dos melhores trabalhos de edição.

Além disso, contamos, também, com vários Articulistas, Professores e Pesquisadores, que, periodicamente, aceitam nosso convite e apresentam seus Artigos para a avaliação e a aprovação do nosso Conselho Editorial. Também eles, os Membros do Conselho, empenham-se semestralmente, a fim de não apenas receber os Artigos, mas também, valorizá-los, com leitura vertical, apresentar sugestões de conteúdo e forma e, assim, aprová-los para publicação. Nesse sentido, apresentamos o resultado de mais um trabalho.

Dessa forma, nossa atual edição traz um texto bastante interessante sobre a obrigatoriedade do consentimento do cônjuge/companheiro da mulher cedente do útero em caso de reprodução assistida, assinado pelas doutoras Mônica Neves Aguiar da Silva e Mariely Lago Vianna Nogueira.

Na sequência, Jeremias Arone Donane nos esclarece a reserva do possível e mínimo existencial: leitura dos direitos fundamentais face de limitações orçamentárias em Moçambique.

Diante dos movimentos conservadores, muitos os quais, inclusive, em combate aos direitos constitucionais, Fernanda Martins Mônaco, em texto muito importante fala sobre o avanço do conservadorismo e o estatuto do nascituro, e procura responder se os direitos das mulheres estão em risco no atual quadro de embates ideológicos.

Diante do crescente desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes, em muitas vezes, desrespeito que se torna violência doméstica e familiar, Heitor Moreira de Oliveira e Paulo Cezar Dias tratam do combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes e tecem comentários à Lei nº 14.344/2022.

Como de costume, o Doutor Massimiliano Verde, presidente da Accademia Napoletana per la Cultura e Lingua napoletana, brinda a revista com um excepecional texto sobre la lingua, diritto insopprimibile dell’uomo, il napoletano (‘A lengua, deritto ‘e ll’Ommo,’o Nnapulitano).

Por último, fechamos a atual edição da revista com nosso estudo sobre as relações de adimplemento e inadimplemento das obrigações jurídicas no sistema contemporâneo de direito civil.

 

 

Prof. Dr. Giuseppe Pietro Buono Nardella-Dellova

Coordenador da RDC - Revista de Direito Civil

Publicado: 2023-05-05

Edição completa