PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: IDEIAS E PRÁTICAS SOBRE ENSINAR E APRENDER

  • Denise F. B. MARQUESIN
Palavras-chave: MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS

Resumo

Este artigo tem como objetivos identificar marcas da matemática escolar nas trajetórias das futuras professoras e destacar elementos que possam nortear o professor formador. Apresenta, inicialmente, os aportes teóricos que apontam as narrativas como objeto de estudo e de autoformação. A seguir, mediante a apresentação do processo de produção de dados encontrados nas narrativas, expõe a representação que as graduandas têm do professor que ensina Matemática. Finalmente, sem a intenção de esgotar o assunto, expõe alguns desafios para um professor formador, diante da escrita de si das alunas e das reais oportunidades oferecidas para que os formadores de professores despertem, nos participantes, o desejo da confirmação ou apropriação de conhecimentos matemáticos. Diferentes autores, entre eles, Nacarato (2005), Larrosa (2004), Bakthin (2000), Gaston Pineau (2006), Josso (2004) e Passegi (2010), entre outros, tiveram papel significativo na compreensão sobre o recurso em potencial existente nas narrativas como prática de autoformação.

Biografia do Autor

Denise F. B. MARQUESIN

MARQUESIN, Denise F. B. Doutorado em Educação Matemática. PUC-SP (2012). Professora e Coordenadora de Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Anhanguera de Jundiaí. denise.marquesin@anhanguera.com

Seção
Artigos