PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: IDEIAS E PRÁTICAS SOBRE ENSINAR E APRENDER
Abstract
Este artigo tem como objetivos identificar marcas da matemática escolar nas trajetórias das futuras professoras e destacar elementos que possam nortear o professor formador. Apresenta, inicialmente, os aportes teóricos que apontam as narrativas como objeto de estudo e de autoformação. A seguir, mediante a apresentação do processo de produção de dados encontrados nas narrativas, expõe a representação que as graduandas têm do professor que ensina Matemática. Finalmente, sem a intenção de esgotar o assunto, expõe alguns desafios para um professor formador, diante da escrita de si das alunas e das reais oportunidades oferecidas para que os formadores de professores despertem, nos participantes, o desejo da confirmação ou apropriação de conhecimentos matemáticos. Diferentes autores, entre eles, Nacarato (2005), Larrosa (2004), Bakthin (2000), Gaston Pineau (2006), Josso (2004) e Passegi (2010), entre outros, tiveram papel significativo na compreensão sobre o recurso em potencial existente nas narrativas como prática de autoformação.