VOCAÇÃO E ENGAJAMENTO – PRÁTICAS E ARTICULAÇÕES DE PROFESSORAS CATARINENSES

(1924 – 1929)

  • Carolina Cechella PHILIPPI
Palavras-chave: Profissão docente, Carreira docente, Feminização do magistério

Resumo

Esse artigo tematizou a atuação de professoras catarinenses entre 1924 e 1929. Interessou perceber sua movimentação política, funcional e os meios encontrados para veiculação de suas reivindicações. Organizou-se série documental composta por ofícios recebidos pela Diretoria Instrução, jornais e periódicos. Utilizaram-se os conceitos de estratégias e táticas tais quais propostos por Certeau para nuançar as manobras encampadas pelas professoras em torno de pautas como a remuneração e as condições de exercício do magistério. Apresenta, como considerações finais, constatações teóricas e metodológicas acerca do estudo da atuação de sujeitos políticos cujas práticas ganharam espaço para além das rotinas burocráticas da profissão.

Biografia do Autor

Carolina Cechella PHILIPPI

Doutoranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação (Faculdade de Educação/ UNICAMP) sob orientação do Professor Dr. André Paulilo.

Seção
Artigos