ESTUDO COMPARATIVO: O QUE AVALIAM AS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS?

  • Eliezer Pedroso da ROCHA

Abstract

O objetivo deste artigo é mostrar o resultado do cotejamento feito entre a média final das notas individuais, apontadas por professores de língua portuguesa e de matemática em suas respectivas avaliações internas, de alunos da 3ª série, do ensino médio de escolas públicas estaduais, e a proficiência desses mesmos alunos aferida pelo Saresp, buscando elementos que indiquem a necessidade de um diálogo entre as duas avaliações, visando melhorar o desempenho do estudante. Foi feita uma análise, comparando os dois resultados a partir de três escolas. Foram encontrados elementos que apontam divergências e convergências, em função dessa classificação, dada a subjetividade intrínseca do processo avaliativo. Essas divergências e convergências estão no caráter das avaliações, principalmente, a interna. Daí a pergunta que dá título ao artigo: o que avaliam as avaliações internas e externas? O desempenho? O comportamento? As atitudes? Os resultados mostraram que um acompanhamento individual desse aluno, a partir dos resultados das avaliações externas, pode ser fundamental para ajudar a melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o da escola como um todo.

Author Biography

Eliezer Pedroso da ROCHA

Supervisor de ensino da rede estadual paulista. Correspondência: Eliezer.rocha@educacao.sp.gov.br

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Artigos