CRIANÇAS E SEUS DIREITOS:
PERSPECTIVAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
A presente revisão da literatura enfoca o estudo do tema Educação Infantil e, especificamente, o estudo da relação entre as diretrizes oficiais e a os aspectos relacionados ao brincar e ao movimento em instituições de Educação Infantil. Refletindo a importância e os benefícios do brincar no âmbito educacional e como a atividade lúdica vem se delimitando nesses espaços. Para isso, buscamos base, nas leis e nos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além disso, buscamos suporte teórico para nossas análises nos estudos de Kishimoto (2010, 2011, 2013), Kramer (2007), Gentili (1996) Dantas (2011), Barros (2009); Motta (2001), entre outros. Nesse sentido, a partir das análises dos referidos documentos mencionados, destacamos que mesmo tendo ênfase as especificidades da infância em que as crianças são possuidoras de direitos, no entanto na prática, como observado nas pesquisas de campo, muitas instituições ainda não adotam o brincar como eixo norteador do trabalho em determinada etapa da educação. As quais mostram a preocupação de alfabetizar as crianças cada vez mais cedo através de sistemas de ensino apostilados. Ao confrontar as diretrizes oficiais e a prática pedagógica das instituições, concluímos que a Educação Infantil ainda exige um entendimento mais amplo de suas especificidades, um olhar mais atento por parte dos profissionais atuantes e espaços propícios para que atividades potencializadoras e estimuladoras como a brincadeira e o brincar, realmente aconteçam. Nessa perspectiva,estabelecemos um diálogo entre discussão teórica e pesquisa de campo, os quais mostraram vários aspectos sobre o brincar e o desenvolvimento das relações sociais.