Mulheres: professoras primárias e suas relações com o cargo e a profissão

  • Diva Otero Pavan

Resumen

Esse artigo procura discutir o processo de profissionalização do professor primário no Brasil, numa perspectiva de sócio-história. Para tanto, discuto aqui questões referentes tanto à condição de celibatária da mulher professora, como a feminização dessa profissão e a redefinição da profissão de educador nos anos 1970.

Biografía del autor/a

Diva Otero Pavan

Doutora em Educação pela UNICAMP. Coordenadora e docente dos cursos de Pós-Graduação Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Educacional, Educação Especial e Didática do Ensino Superior do Centro Universitário Padre Anchieta. Assessora Pedagógica das Faculdades Padre Anchieta de Várzea Paulista e Cajamar. Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista.

Sección
Artigos