CATEGORIAS GRAMATICAIS POLARIZADAS E AUSÊNCIA DE TRABALHO REFLEXIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS: O CASO DOS SUBSTANTIVOS CONCRETO E ABSTRATO.

  • Lígia Formico PAOLETTI
Palavras-chave: Gramática, Ensino de língua materna, Operações da linguagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar um estudo a respeito do ensino dos substantivos abstratos e concretos. Assim, para expormos uma forma de trabalho que se distancia da classificação binária e polarizada das gramáticas tradicionais, apresentamos uma proposta de atividade para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental respaldada na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de A. Culioli. Afirmamos que, por meio de paráfrases realizadas, estratégia metodológica para a realização da atividade, modulamos um enunciado de partida e acompanhamos a trajetória de construção dos valores nominais pelos aprendizes, desse modo, criando condições de reflexão sobre a linguagem.

Biografia do Autor

Lígia Formico PAOLETTI

Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Letras do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí –SP. Coordenadora na mesma instituição do curso de pós-graduação lato sensu em Alfabetização e Letramento. Contato: ligia.paoletti@anchieta.br

Seção
Artigos