O QUE DIZEM SOBRE LETRAMENTO ESCOLAR: AS HISTÓRIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

  • Ana Lúcia CAMPOS ALMEIDA / Isabel Cristiane JERÔNIMO
Palavras-chave: Letramento, Escola, Histórias autobiográficas, Práticas de letramento

Resumo

Neste artigo, adotando fundamentos teóricos dos Novos Estudos do Letramento e uma perspectiva discursiva crítica sobre questões de língua(gem) e educação, apresentamos uma reflexão analítica sobre experiências de letramento escolar a partir de histórias de letramento produzidas por professores em formação, do curso de licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Nessas narrativas, investigamos: as práticas e eventos de letramento a que esses sujeitos foram expostos durante a escolaridade básica; de que forma a escola é por eles representada e se o poder da escola é exercido no desenvolvimento do letramento desses sujeitos de modo efetivo

Biografia do Autor

Ana Lúcia CAMPOS ALMEIDA / Isabel Cristiane JERÔNIMO

Ana Lúcia CAMPOS ALMEIDA
Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. Londrina. PR. Brasil. analucpos@gmail.com

Isabel Cristiane JERÔNIMO
Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. Londrina. PR. Brasil. cristianejeronimo@terra.com.br

Seção
Artigos