POSTURAS E APAGAMENTO ENUNCIATIVO EM REPORTAGEM QUE COMUNICA CIÊNCIA

  • Maria Helena ALBÉ/ Maria Eduarda GIERING
Palavras-chave: Postura enunciativa, Apagamento enunciativo, Reportagem de comunicação da ciência

Resumo

Focalizamos a relação entre posturas e apagamento enunciativo em reportagem que comunica ciência. Mostramos ocorrências em que o emprego do discurso relatado coloca o locutor na posição de sobre-enunciador (RABATEL, 2015, 2013, 2010, 2004; RABATEL; MASSMANN, 2015), seja por comentários sobre seu discurso ou sobre o discurso dos locutores-fonte, seja pelo apagamento da origem desses locutores, seja por recontextualização daquilo que dizem (MARNETTE, 2004), entre outras estratégias. Os resultados de análise, embora considerem um exemplar do gênero, revelam que essas estratégias se submetem a uma estratégia global, que visa orientar a leitura segundo os propósitos do locutor.

Biografia do Autor

Maria Helena ALBÉ/ Maria Eduarda GIERING

Maria Helena ALBÉ
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Campus São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Contato: mariahelena.albe@gmail.com

Maria Eduarda GIERING
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Campus São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Contato: eduardag@unisinos.br.

Seção
Artigos