ANÁLISE DE ESCOLHAS LÉXICO-GRAMATICAIS EM UM DISCURSO DE FORMATURA: REPRESENTAÇÕES PARA A PROFISSÃO DO PARANINFO

  • Elisane Scapin CARGNIN/Cristiane FUZER

Abstract

Este artigo tem o propósito de analisar a linguagem usada em um discurso de formatura de Ciências Contábeis pelo paraninfo, para manifestar representações sobre a profissão do paraninfo. Para isso, foram usados pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) sobre o sistema da transitividade (a metafunção ideacional) da linguagem, com o objetivo de mostrar que, por meio da análise de escolhas léxico-gramaticais, é possível verificar representações que os falantes fazem em seus discursos. Constatou-se que o paraninfo representa-se no texto como professor, uma vez que no momento da formatura é esse o lugar que ocupa, mas sua formação técnica o libera para representar-se também como contador. Assim, por meio de papéis léxico-gramaticais, o paraninfo passa aos afilhados conselhos sobre o ofício de contador no papel de professor/paraninfo.

Author Biography

Elisane Scapin CARGNIN/Cristiane FUZER

Professora de Língua Portuguesa – graduada pela Unifra em 1999. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul- elisanesc1@hotmail.com

Professora adjunto do departamento de Letras Vernácula e do programa de pós graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

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