QUANDO O AGORA NÃO É AGORA NOS GÊNEROS ACADÊMICOS

  • João Bosco FIGUEIREDO-GOMES/ Carla Daniele Saraiva BERTULEZA
Palavras-chave: Funcionalismo, Linguística Funcional Centrada no Uso, Gramaticalização, Agora, Gêneros Acadêmicos

Resumo

As gramáticas tradicionais apresentam os advérbios como uma classe fechada, cujos elementos têm características de circunstanciadores. Entretanto se constata que alguns desses elementos assumem novos usos, como o agora que, dependendo do gênero, ocorre diferentemente do uso prototípico como advérbio de tempo. Com base na orientação teórica da Linguística Funcional Centrada no Uso, este artigo tem como objetivo descrever sincronicamente os usos do item agora em gêneros acadêmicos. Os resultados empíricos demonstram uma tendência de trajetória de mudança construcional do agora: TEMPO > TEXTO, funcionando, além do uso prototípico, como sequenciador textual e como marcador discursivo em gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

João Bosco FIGUEIREDO-GOMES/ Carla Daniele Saraiva BERTULEZA

João Bosco FIGUEIREDO-GOMES
Doutor em Linguística, professor do Programa de Pós-graduação em Letras e do Departamento de Letras do Câmpus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Açu/RN - Brasil. boscofigueiredo@gmail.com

Carla Daniele Saraiva BERTULEZA
Mestre em Letras, professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFRN, Câmpus Pau dos Ferros/RN – Brasil. carlabertuleza@gmail.com

Seção
Artigos