CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA

  • Milena MORETTO /Elizabeth dos Santos BRAGA

Resumen

Este artigo discute a dinâmica de produção de textos na escola, enfocando o processo de interlocução, e tem como objetivo compreender como a participação de um sujeito empírico ativo como interlocutor pode contribuir para que o aluno possa considerar a propriedade fundamental da língua: a dialogicidade. Neste artigo, apresentamos a análise de um episódio de sala de aula acerca de uma produção coletiva de e-mail a ser enviado a uma escritora. Nossas considerações ressaltam a importância de se dirigir o olhar para um trabalho interativo que possibilite a produção de textos relacionada às práticas sociais das quais os sujeitos participam.

Biografía del autor/a

Milena MORETTO /Elizabeth dos Santos BRAGA

Milena MORETTO
Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) – Itatiba/SP – Brasil – milena.moretto@yahoo.com.br.

Elizabeth dos Santos BRAGA
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo/SP - Brasil, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - elizabeth.braga@usp.br.

Sección
Artigos