DO DESEJO DO OUTRO AO DESEJO DE ASCENDER À LEITURA E À ESCRITA NO ROMANCE A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

  • Elisangela Maria da SILVA/ Isabela Barbosa do Rêgo BARROS

Resumen

O presente estudo versa a respeito do desejo da leitura e da escrita da personagem Leisel, do romance A menina que roubava livros, que foram analisados a partir da lógica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. É comum a criança em idade de alfabetização enfrentar angústias como efeito de algumas demandas familiares e sociais como, por exemplo, período determinado para ascensão à leitura e à escrita. Pensando na criança em que tal ascensão escapa a esse período, como no caso da nossa personagem, surgem-nos algumas questões: Como interpretar a captura desta pelo escrito mesmo antes da alfabetização? Como considerar um movimento que se instalou quando começou a ler e escrever? Qual a posição tomada por Liesel para ascender à leitura e à escrita? Partimos do pressuposto que tal posição transpõe a demanda do outro para a demanda do desejo e que o sujeito falante é efeito dos textos e discursos aos quais teve acesso desde as primeiras experiências de vida.

Biografía del autor/a

Elisangela Maria da SILVA/ Isabela Barbosa do Rêgo BARROS

Elisangela Maria da SILVA
Doutoranda do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife/PE. elisangelasilva1718@gmail.com

Isabela Barbosa do Rêgo BARROS
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife/PE. ibelabarros@gmail.com

Sección
Artigos