Desenvolvimento de macromodelos em biscuit e sua aplicação no ensino de Parasitologia
Resumen
Tendo em vista a relevância das parasitoses no Brasil e a necessidade de formação de profissionais com a capacidade de diagnosticar estas doenças, o desenvolvimento de materiais didáticos capazes de facilitar o processo ensino-aprendizagem de Parasitologia se faz extremamente necessário. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar a contribuição de macromodelos de parasitos nas aulas práticas de Parasitologia. Com esta finalidade, foram confeccionados 46 macromodelos em biscuit dos principais parasitos de importância médica no Brasil e suas respectivas formas de vida, além de um atlas ilustrado, onde as principais estruturas parasitárias foram destacadas. Realizou-se então, uma aula prática da qual participaram 35 voluntários, compostos por alunos da graduação médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Nesta aula prática, os macromodelos e atlas foram disponibilizados para que os alunos pudessem manuseá-los, e o comportamento dos participantes foi observado e anotado para posterior análise. A contribuição na aprendizagem dos conteúdos abordados foi avaliada por meio da comparação entre os acertos em testes aplicados antes e após a realização da atividade didática e de questionários de opinião. Após a análise da porcentagem de acerto nos testes e da opinião dos alunos, foi possível concluir que a atividade proposta contribuiu para o aprendizado e sedimentação dos conteúdos abordados, tendo sido bem aceita e avaliada pelos alunos. Desse modo, recomenda-se a utilização dos macromodelos em biscuit durante as aulas práticas de Parasitologia, preferencialmente de maneira segmentada e contínua durante o ano letivo. Os alunos destacaram a vantagem de os macromodelos serem palpáveis e tridimensionais, pois, segundo eles, o aprendizado, a consolidação do conhecimento e o entendimento sobre a morfologia dos parasitos ocorreu de modo mais facilitado do que apenas com a utilização da microscopia ótica.