Tolerância à frustração nas práticas educativas nas gerações baby boomers e z
Abstract
A dinâmica familiar, nas últimas décadas, tem sofrido modificações drásticas que alteram as relações, valores, e principalmente a educação. A tolerância a frustração é um elemento de avaliação de saúde mental que é adquirido e desenvolvido através das relações e valores colocados nas famílias. O objetivo do estudo é avaliar a relação entre as práticas e estilos parentais e a tolerância à frustração nas gerações Baby Boomers e “Z”. A presente pesquisa é uma revisão narrativa da literatura, foram consultados artigos científicos e livros através de pesquisa no site aglutinador Google Acadêmico e nas bases de dados SciELO e PePSIC, entre o período compreendido de 1993 a 2018. Em busca de uma maior compreensão do fenômeno cultural das gerações, a pesquisa terá um enfoque qualitativo, visando entender os significados, intenções, anseios, valores, crenças e ações. Evidencia-se uma limitação da pesquisa devido à escassez de materiais publicados, especialmente quando a busca foi feita associando os descritores. O que pode considerar é a existência da correlação entre o estilo educativo dos pais e a tolerância à frustração por parte da criança.