Fatores de fatores de risco ao suicídio na adolescência
perspectivas de professores do ensino médio
Resumen
Estudos atuais apontam que nos últimos anos ocorreu aumento significativo no número de suicídios entre os adolescentes. Isso posto, a redução do suicídio de adolescentes é um grande desafio no Brasil e em muitos países sendo o contexto escolar um espaço que pode assumir caráter protetivo para a prevenção. Desse modo, buscou-se analisar os conhecimentos de 18 professores do Ensino Médio de uma escola no interior do estado de São Paulo, sobre os fatores de risco para o suicídio. Foi utilizado o Questionário de Atitudes e Conhecimentos em Relação à Identificação de Fatores de Risco Associados ao Suicídio na Adolescência. Os resultados evidenciaram que os docentes não se sentem aptos a identificar os fatores de riscos, contudo, mostram-se dispostos a envolver-se com adolescentes que apresentam ideações ou históricos de tentativas de suicídio. Quanto as temáticas que os professores revelaram ter menor conhecimento destacam-se as estratégias de prevenção do suicídio, dados epidemiológicos sobre o suicídio, associações entre transtornos mentais e comportamentos suicidas, efeito das substâncias psicoativas na dinâmica suicida, motivos e prevalência das ideações suicidas. Faz-se urgente a estruturação de propostas formativas que subsidiem os professores para que conheçam os critérios de avaliação do risco de suicídio e possam assumir um papel protetivo na orientação e encaminhamento dos estudantes a redes de apoio.