O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • DOI para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Tipos de Artigos

Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias:

  1. Artigo original: investigação baseada em dados empíricos (quantitativos ou qualitativos), utilizando metodologia científica. Limitado a 25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
  2. Estudo teórico: análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 20 laudas.
  3. Ensaios Clínicos de Boas Práticas em Psicologia: estudo de caso, com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de psicólogos. Limitado a 1000 palavras no texto, excetuando-se resumo e abstract, bem como com um máximo de 5 referências.

Esta seção é caracterizada pela descrição de trabalhos práticos na área da Psicologia e tem por objetivo divulgar e facilitar o acesso à boas práticas em Psicologia visando fomentar idéias e procedimentos úteis para o cotidiano profissional. Neste sentido, a publicação nesta seção deve considerar a resposta a três perguntas básicas, quais sejam, Qual o problema que esta prática visou responder? Quais procedimentos foram utilizados (o que foi feito?)?; O que foi aprendido com base nesta intervenção?

  1. Revisão da literatura: análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia. Limitada a 40 laudas.

Apresentação dos Artigos

Como enviar artigo ao Editor

O trabalho para publicação deverá ser enviado ao Editor da Revista de Psicologia Aplicada no endereço:

Aspectos éticos: na carta o(s) autor(es) deve(m) garantir que tenha havido consentimento das pessoas envolvidas nas amostras do trabalho, que a privacidade das pessoas envolvidas foi respeitada. Deve constar ainda que o trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da instituição, à qual estão vinculados os autores. Incluir número do ORCID dos autores.

Forma de Apresentação

Os manuscritos serão aceitos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

Normas de publicação: a de Psicologia adota normas de publicação da APA (5a. edição).

Formatação: os artigos devem ser digitados no processador de texto MS Word em espaço duplo (incluindo tabelas e referências), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 e o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a folha de rosto personalizada, a qual receberá número de página 1. A página deverá ser tamanho carta ou A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

Devem ser evitadas notas de roda pé. Quando imprescindíveis, devem estar no é da mesma página. Parágrafos de uma frase ou oração única não devem ser usados.

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

  1. Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:

1.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado, não devendo exceder 15 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando ao leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.

1.2 Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não devendo exceder 5 palavras.

1.3 Título completo em inglês, espanhol e português, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado. Os artigos enviados em espanhol serão traduzidos para o inglês somente.

  1. Folha de rosto com identificação contendo:

2.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado.

2.2 Sugestão de título abreviado.

2.3 Título completo em inglês, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.

2.4 Nome de cada um dos autores.

2.5 Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir o nome da universidade, a cidade e o país)

2.6 Agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto e/ou financiamento devem estar ao final do artigo.

2.7 Nota de rodapé com endereço do autor a quem o leitor do artigo deve enviar correspondência, seguido de endereço completo, de acordo com as normas do correio. Se disponível, o endereço eletrônico deve também ser indicado.

2.8 Indicação de endereço para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo e-mail.

  1. Folha contendo resumo, em português, inglês ou em espanhol.

3.1O resumo deve ter no máximo 250 palavras.

3.2 O resumo não deverá incluir informações sobre a literatura da área, nem referências. O objetivo dever ser claro, informando, caso for apropriado, o problema, o método e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais

importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados. O resumo de uma revisão ou de um ensaio clínico deve seguir os mesmos procedimentos.

3.3 Fornecer, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave na língua do manuscrito, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula. Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA, facilitando assim a futura indexação de seu trabalho.

  1. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo.

4.1 O Abstract deve obedecer às mesmas especificações do resumo, seguido de keywords, compatíveis com as palavras-chaves.

4.2 Revista de Psicologia Aplicada tem, como procedimento padrão, fazer revisão final do Abstract, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda-se que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise o Abstract, antes de submeter o manuscrito. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois, em caso de publicação, será disponibilizado em todos os indexadores da revista.

  1. Estrutura do texto:

5.1 Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.

5.2 Notas de rodapé. Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismo arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada e intitulada de Notas.

5.3 Figuras e Tabelas. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e apresentadas em Anexo. As palavras Figuras e Tabelas que aparecem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

5.4 Citações dos autores. As citações de autores deverão se feitas de acordo com as normas da APA, exemplificadas no item V. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de 5 espaços da margem, na posição de um novo

parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto. Não use comandos como negrito ou itálicos nessa seção. Os grifos devem ser sublinhados.

5.5 Revista de Psicologia Aplicada recomenda que os autores revisem seu texto, observando ligação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Salienta que o(s) objetivo(s) do estudo deve(m) ser claramente explicitado(s). Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na seção de referências.

  1. Anexos

Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, e numeradas consecutivamente. Os anexos devem ser indicados no texto, identificados pelas letras do alfabeto maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e intitulados adequadamente. Utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto.

  1. Figuras limitadas a 4.

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos; uma por página em papel, e por arquivo de computador, quando preparadas eletronicamente. Os títulos devem ser apresentados abaixo das figuras, sempre em letras minúsculas. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenho deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Não produza figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser

confundidos entre si, quando da editoração da revista. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples, e de 17,5 para figuras complexas, o autor devera cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso a redução seja necessária.

  1. Tabelas limitadas a 4

Devem ser, preferencialmente, elaboradas no MSWord e apresentadas em preto e branco. Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas, e devem indicar o conteúdo em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela, que não deve exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

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