A Evasão no ensino superior

tendências de pesquisas da capes e do ibict no período entre 2015 e 2020

  • Adriana Domingues Freitas Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP
  • Carlos Fernando de Araújo Júnior Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP
Palavras-chave: Mapeamento, Evasão, Ensino Superior, Mineração de dados

Resumo

O referido estudo visa a pesquisar e mapear produções acadêmicas que versem a respeito do fenômeno da evasão, por meio de um mapeamento em bancos de teses e dissertações realizado no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Especificamente, buscamos averiguar quais das pesquisas mapeadas fazem uso da técnica mineração de dados (datamining). Os resultados alcançados apontam para tendências de pesquisas, no período entre 2015 e 2020, em que se evidenciam fatores de evasão e permanência e indicam o uso da mineração de dados e estudo preditivo como processos que possibilitam prever e mitigar a evasão no ensino superior.

Biografia do Autor

Adriana Domingues Freitas, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Carlos Fernando de Araújo Júnior, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Publicado
2023-02-28
Seção
Artigos