O QUE OS PAIS FALAM SOBRE SUAS HABILIDADES SOCIAIS E DE SEUS FILHOS?

  • ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA
  • DEL PRETTE, ALMIR DEL PRETTE
Palavras-chave: relacionamento pais-filhos, educação, problemas de comportamento, comportamentos socialmente adequados, habilidades sociais

Resumo

A forma como os pais educam seus filhos parece influenciar no surgimento de comportamentos adequados ou “inadequados” em seus filhos. A presente pesquisa tem por objetivos: a) comparar características de relacionamento pais-filhos de duas amostras: pais que possuem filhos com indicação escolar de problemas de comportamento (IPC) e pais que possuem filhos com indicação escolar de comportamentos socialmente adequados (ICSA); b) examinar eventuais relações entre indicadores comportamentais de problemas de comportamento das crianças e habilidades sociais educativas de seus pais (HSE); c) comparar possíveis HSE dos pais na prevenção e remediação de problemas de comportamento dos filhos e d) analisar características do relacionamento mãe-filho e pai-filho. A coleta de dados foi conduzida através de entrevistas estruturadas com 10 familiares (5 pais/mães IPC e 5 pais/mães ICSA) de crianças com 6 anos de idade, matriculadas em 6 escolas EMEIS da cidade de São Carlos. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente para comparar os grupos IPC e ICSA. De forma geral, a presente pesquisa sugere que pais com mais HSE possuem filhos com repertório social mais adequado e, ao contrário, pais com maiores dificuldades interpessoais reconhecem mais indicadores de problemas de comportamento em seus filhos.

Biografia do Autor

ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

Esta pesquisa é parte de um projeto mais abrangente, que resultou na dissertação de mestrado da
primeira autora, sob a orientação do segundo autor

DEL PRETTE, ALMIR DEL PRETTE

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP - Campus Ribeirão Preto). Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Cida Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Bauru)

Seção
Artigos