O QUE OS PAIS FALAM SOBRE SUAS HABILIDADES SOCIAIS E DE SEUS FILHOS?
Abstract
A forma como os pais educam seus filhos parece influenciar no surgimento de comportamentos adequados ou “inadequados” em seus filhos. A presente pesquisa tem por objetivos: a) comparar características de relacionamento pais-filhos de duas amostras: pais que possuem filhos com indicação escolar de problemas de comportamento (IPC) e pais que possuem filhos com indicação escolar de comportamentos socialmente adequados (ICSA); b) examinar eventuais relações entre indicadores comportamentais de problemas de comportamento das crianças e habilidades sociais educativas de seus pais (HSE); c) comparar possíveis HSE dos pais na prevenção e remediação de problemas de comportamento dos filhos e d) analisar características do relacionamento mãe-filho e pai-filho. A coleta de dados foi conduzida através de entrevistas estruturadas com 10 familiares (5 pais/mães IPC e 5 pais/mães ICSA) de crianças com 6 anos de idade, matriculadas em 6 escolas EMEIS da cidade de São Carlos. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente para comparar os grupos IPC e ICSA. De forma geral, a presente pesquisa sugere que pais com mais HSE possuem filhos com repertório social mais adequado e, ao contrário, pais com maiores dificuldades interpessoais reconhecem mais indicadores de problemas de comportamento em seus filhos.