A LITERATURA E A VIDA: VALORIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA INFANTO-JUVENIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA

  • Francisco Renato Lima/ Francisca das Chagas Gomes Ferreira
Palavras-chave: Leitura, Literatura infanto-juvenil, Letramento, Formação de leitores

Resumo

Neste estudo propõe-se uma discussão acerca da importância da leitura e da literatura infanto-juvenil
na formação letrada do sujeito, desde o primeiro contato estabelecido no ambiente familiar à inserção
na escola. Para esta reflexão, buscam-se os recortes das obras de escritores como Jean-Paul Sartre,
Paulo Freire, Lygia Bojunga, Agatha Christie, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, José Lins do
Rego, Cora Carolina, Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Ziraldo, os quais revelam suas histórias de
iniciação leitora quando crianças e como elas influenciaram em suas vidas adultas. Para a elucidação
teórico-argumentativa, apoia-se em Antunes (2003), Carvalho (2014), Coelho (2000), Colomer (2003;
2007), Goulart (2006), Kleiman (2003), Pennac (1993), dentre outros. Considera-se que a
apresentação do livro e da leitura literária, seja no contexto familiar ou na escola, deve partir do
propósito de motivar a criança para que ela crie laços de prazer e encantamento, reconhecendo a
necessidade da leitura em sua vida, como forma de compreender melhor o mundo a sua volta e
escrever sua própria história, assim como expressam as lembranças desses autores.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima/ Francisca das Chagas Gomes Ferreira

Pedagogo (FSA). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM).
Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Mestrando em Letras – Estudos da
Linguagem (UFPI). Email: fcorenatolima@hotmail.com.

Graduada em Letras – Português (UESPI). Especialista em Linguística Aplicada (UESPI). Mestranda
em Letras – Estudos da Linguagem (UFPI). Email: franciscacgf@gmail.com.

Seção
Artigos