A LITERATURA E A VIDA: VALORIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA INFANTO-JUVENIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA
Resumen
Neste estudo propõe-se uma discussão acerca da importância da leitura e da literatura infanto-juvenil
na formação letrada do sujeito, desde o primeiro contato estabelecido no ambiente familiar à inserção
na escola. Para esta reflexão, buscam-se os recortes das obras de escritores como Jean-Paul Sartre,
Paulo Freire, Lygia Bojunga, Agatha Christie, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, José Lins do
Rego, Cora Carolina, Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Ziraldo, os quais revelam suas histórias de
iniciação leitora quando crianças e como elas influenciaram em suas vidas adultas. Para a elucidação
teórico-argumentativa, apoia-se em Antunes (2003), Carvalho (2014), Coelho (2000), Colomer (2003;
2007), Goulart (2006), Kleiman (2003), Pennac (1993), dentre outros. Considera-se que a
apresentação do livro e da leitura literária, seja no contexto familiar ou na escola, deve partir do
propósito de motivar a criança para que ela crie laços de prazer e encantamento, reconhecendo a
necessidade da leitura em sua vida, como forma de compreender melhor o mundo a sua volta e
escrever sua própria história, assim como expressam as lembranças desses autores.