BUSCANDO NOVOS MÉTODOS

  • Maria Angela Borges Salvadori

Abstract

Este artigo procura discutir a importância dos trabalhos ligados à disciplina de “Metodologia
e Técnicas do Trabalho Científico, presente na grade curricular de boa parte dos cursos de
graduação. Busca, ainda, resgatar a problemática herança histórica que atravessa esta disciplina, principalmente aquela que confunde “método” e “técnica”, com o evidente empobrecimento
do primeiro. Finalmente, quer colocar em pauta a necessidade de reavaliação constante de seus
conteúdos programáticos, tanto no sentido de adequá-los à realidade dos alunos recém chegados ao nível superior, quanto ao próprio processo de produção do conhecimento científico.

Author Biography

Maria Angela Borges Salvadori

SALVADORI, Maria Angela Borges
Bacharel e licenciada em História (IFCH/UNICAMP). Mestre em História (IFCH/UNICAMP) e doutora em
Educação (FE/UNICAMP). Professora de História da Educação I e II e Pesquisa em Educação junto à
Faculdade de Educação Padre Anchieta. Professora de Metodologia e Técnica da Pesquisa Científica
junto à Faculdade de Psicologia Padre Anchieta.

Section
Artigos