AVALIANDO UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
MUDANÇAS DE VALORES E ATITUDES A LONGO PRAZO
Abstract
A educação ambiental caracteriza-se por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica, não podendo basear-se em pautas rígidas e de aplicação geral, devendo permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e as interpretações interdependentes dos seus diversos elementos, visando a utilizar racionalmente os recursos do meio. Inúmeros trabalhos vêm sendo elaborados, enfocando o desenvolvimento de metodologias de educação ambiental. Entretanto, são raras as abordagens avaliatórias sobre mudanças ocorridas nos educandos, particularmente em longo prazo. Este estudo procura entender e interpretar os resultados obtidos com o projeto de educação ambiental vivido há quatro anos por um grupo de alunos, associado a sentimentos e comportamentos manifestados pela forma de agir e reagir sobre questões ambientais, utilizando-se pesquisa qualitativa, sendo a entrevista semidirigida com questões abertas. Verificou-se que a atividade realizada continuava viva na memória dos educandos. Eles relataram ter modificado sua percepção do ambiente e notaram alterações antrópicas ocorridas no ambiente em que trabalharam. Porém, não se constatou alteração nas atitudes e no envolvimento efetivo as questões ambientais. Conclui-se que, para ocorrer uma mudança de posicionamento e conseqüente efetivação desta prática, é necessária abordagem uma contínua e adaptada para as diferentes etapas da vida.