STRESS INFANTIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este trabalho objetivou identificar as diferentes reações de stress entre o sexo feminino e
masculino de alunos da 4º série do Ensino Fundamental da rede pública e particular da cidade de
Jundiaí – SP. A amostra foi composta por 106 crianças sendo 44,3% (F = 47) pertencentes a escola
particular e 55,7% (F = 59) pertencentes a escola pública. Os dados foram coletados através da
utilização do Inventário de Sintomas de Stress Infantil (ISS – I), no qual está relacionada a verificação de reações de stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componentes depressivos e
psicofisiológicas. Os dados obtidos foram descritos e discutidos segundo a prova estatística t
(student). Houve uma prevalência da média de respostas, principalmente no sexo feminino da rede
pública, obtendo 37,9 pontos. Pode-se concluir que apesar de não haver diferenças significativas
de reações de stress nas crianças da amostra, há necessidade de novas pesquisas na área de
stress infantil, a fim de propiciar a redução de stress, evitando o desenvolvimento de doenças e
dificuldades transmitidas através do stress excessivo.