VISITAS TÉCNICAS EM CURSOS DA ÁREA AMBIENTAL
Resumen
As visitas técnicas são cada vez mais comuns enquanto estratégia didático-pedagógica de integração entre teoria
e prática em cursos de nível técnico e superior no Brasil. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a
relevância metodológica das visitas técnicas no processo de ensino-aprendizagem, tendo como referência a
opinião dos alunos de cursos da área ambiental de nível técnico e superior, entre 2012 e 2013. A avaliação
posterior à realização das visitas técnicas foi pautada na entrega de relatório técnico-científico, no debate em sala
de aula e na aplicação de questionário com questões semiestruturadas. Os resultados mostraram que 96,2% dos
alunos avaliaram positivamente a visita de maneira geral. Além disso, 90% dos alunos avaliaram as visitas
técnicas como significativas, enquanto atividade prática do curso. As visitas técnicas em relação ao aprendizado
das questões ambientais também foram avaliadas de forma significativa por 78% dos alunos. Por fim, entende-se
que as visitas técnicas devem ser encaradas como condição fundamental de complementaridade,
interdisciplinaridade e aprofundamento das aprendizagens esperadas nos cursos de formação profissional do
Brasil, prezando-se pelo planejamento antecipado e pela avaliação posterior como condições necessárias para
garantir seu maior aproveitamento.