TECNOLOGIA APLICADA À LINGUAGEM: A LEITURA HIPERTEXTUAL DO ADOLESCENTE

  • Flavio Biasutti Valadares/ Victor Yuji Sakamoto Yama

Resumen

O artigo aborda o uso da tecnologia aplicada à linguagem, através da leitura hipertextual.
Objetiva traçar o perfil do adolescente, estudante do Ensino Médio, quanto ao modo de
apropriação da leitura realizada no suporte digital e respectivo desenvolvimento de sua
linguagem. Adota como base teórica a Linguística Textual, em especial os gêneros textuais,
além dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Como procedimentos
metodológicos, analisa dados por meio de aplicação de questionário e entrevista com alunos
do Ensino Médio. Conclui que o hipertexto, na esfera da tecnologia disponível, amplia o
escopo do adolescente quanto ao desenvolvimento de sua linguagem via leitura.

Biografía del autor/a

Flavio Biasutti Valadares/ Victor Yuji Sakamoto Yama

Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP. Pós-Doutor em Letras/UPM-SP. Docente do IFSP/Campus São Paulo.
Orientador de IC, IFSP/Campus São Paulo. E-mail: flaviovaladares2@gmail.com.

Orientando de PIBIC-EM, IFSP/Campus São Paulo. E-mail: victoryuji.1234@gmail.com

Sección
Artigos