ANÁLISE E PROGRAMAÇÃO DE CONTINGÊNCIAS AO ADMINISTRAR AGÊNCIA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A CRIANÇAS E JOVENS:
DA CARACTERIZAÇÃO DE NECESSIDADES SOCIAIS À IMPLEMENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO
Resumo
O exame do processo de implementação de uma agência de atendimento educacional a crianças e jovens, concebida a partir de uma criteriosa descrição de necessidades sociais e planejada a partir de conhecimento científico disponível sobre atendimento educacional a esta população, possibilitou identificar classes de comportamentos componentes da classe “administrar organizações”, que fazem parte - ou geram - contingências comportamentais relevantes para o funcionamento da agência e para o cumprimento de sua função social. Regras, procedimentos, arranjos físicos, atividades oferecidas e desenvolvidas no âmbito da agência foram identificadas e examinadas, como resultado de ações humanas e como condições para outras tantas, ressaltando a importância de que o conhecimento produzido no âmbito da Análise do Comportamento seja empregado no desenho do dia a dia de organizações humanas para atender às mais diferentes necessidades sociais. Resulta da análise desenvolvida indicação de comportamentos componentes da classe “implementar organizações” e de condições a que ficam sujeitas crianças e jovens usuários diretos da agência, suas famílias e os profissionais que atuam na agência, bem como de relação entre tais condições com os objetivos da agência e com o conhecimento sobre conduta humana.