COMPORTAMENTO VERBAL COMPORTAMENTO VERBALDE MÃES DE CRIANÇAS DE MÃES DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM E SEM ESCOLARES COM E SEM ESCOLARES COM E SEM PROBLEMAS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO:

RELATOS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EDUCATIVAS

  • Josiane Rosa Campos /Alessandra Turini Bolsoni Silva/ Fernanda Augustini Pezzato /Márcio Alleoni Marcos
Palavras-chave: Problemas de comportamento, Práticas educativas, Habilidades sociais, Comportamento verbal

Resumo

Esta pesquisa partiu da hipótese de que mães de crianças pré-escolares sem problemas de
comportamento possuem maior coerência entre os relatos acerca de pensamentos e relatos acerca
de suas práticas educativas, tendo assim maior autoconhecimento, que poderia favorecer estratégias
educativas mais consistentes. Compararam-se relatos de práticas parentais de mães de crianças com
indicativos de problemas de comportamento e de mães de crianças socialmente habilidosas. As
participantes foram duas mães de crianças com indicação escolar de problemas de comportamento e
duas mães de crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o
Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil,
versões para pais e professores, e uma entrevista semi-estruturada. Os principais resultados sugerem
que: (a) mães de crianças com problemas de comportamento demonstraram ser capazes de relatar
suas práticas educativas, entretanto, os seus relatos acerca do que pensavam sobre práticas
educativas e do que faziam pareceram ter pouca correspondência; (b) as mães de crianças sem
problemas de comportamento demonstraram mais concordância de relatos na comparação dos
relatos sobre concepções e práticas educativas; (c) as mães de crianças com problemas de
comportamento parecem estimular mais comportamentos indesejados em seu filhos quando
comparadas às mães de crianças socialmente habilidosas.

Seção
Artigos