O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Eletrônica Direitos Fundamentais é um periódico científico atualmente semestral, que objetiva promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: “Direitos Fundamentais e Produção do Direito”, “Direito e Jurisdição” “Direitos Sociais” e "Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade". A Direito trabalha com chamada para artigos de "fluxo contínuo".

O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Outra condicionante para a submissão é que o artigo não esteja em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da Revista Eletrônica Direito e Política.

A Revista Direito trabalha com chamada para artigos de "fluxo contínuo", exclusivamente de autoria de Doutores, Doutorandos, Mestres e/ou Mestrandos, todos ligados a Programas de Graduação e Pós-Graduação no Brasil ou Exterior.

IMPORTANTE:

No caso de colaborações escritas em outro idioma que não seja o do autor(a), OBRIGATORIAMENTE, faz-se necessário o envio de Certificado de tradução expedido por algum Centro de Idiomas.

Linhas de Pesquisa:
  1. Direitos Fundamentais e Produção do Direito - A linha de Direitos Fundamentais e produção do Direito visa o estudo dos princípios constitucionais como mandamentos de otimização e paradigma normativo do ordenamento jurídico. As investigações nesta área se apresentam tanto reflexão sobre as premissas filosóficas que sustentam as escolhas valorativas do texto constitucional, assim como nas aplicações cotidianas dos princípios constitucionais na argumentação jurídica utilizada na produção e aplicação do direito.

  2. Direito e Jurisdição – O perfil atual da Jurisdição extrapola o poder estatal e as próprias fronteiras físicas com as quais a soberania passou a se confundir. Assim, os estudos nessa linha de pesquisa abarcam as diversas formas de solução dos conflitos, com enfoque nos princípios que regulam a atividade jurisdicional, os elementos processuais, os aspectos de poder subjacentes ao exercício da jurisdição e os traços específicos da jurisdição em diferentes contextos, - transnacional, estatal e internacional.

  3. Direitos Sociais - A pesquisa, nessa área, busca avançar em prol da efetivação dos direitos fundamentais, através da perspectiva de ações positivas do Estado que assegurem a igualdade e o bem estar dos cidadãos. De grande relevância, assim, as contribuições dos Objetivos de Desenvolvimento previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas. Os Direitos Sociais, conforme Jorge Miranda, visam “promover o aumento do bem-estar social e económico e da qualidade de vida das pessoas, em especial, das mais desfavorecidas, de operar as necessárias correções das desigualdades na distribuição da riqueza e do rendimento”.

  4. Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade - Essa Linha de Pesquisa tem como base tanto o Pacto do Milênio, como a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que contém os dezessete ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.



Diretrizes para Autores
1. Remessa de textos 1.1 Os artigos e resenhas enviados devem cumprir as presentes Diretrizes e ser submetidos diretamente através da página da revista;
1.2 Excepcionalmente, artigos relevantes que já tenham sido publicados podem ser aceitos, desde que concedidas as devidas autorizações, a critério do Editor-responsável;
1.3 Os artigos não devem ser encaminhados por e-mail ao(à) Editor(a)-responsável da revista.
2. Diretrizes básicas
2.1 A redação do artigo, quando em nosso Idioma, deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
2.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar também o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema.
3. Natureza e elementos estruturadores básicos dos Artigos
3.1 Em regra (vide 1.1 e 1.2 acima) os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: título, título em inglês, nome dos autores (com qualificação em nota-de-rodapé), resumo (em português), palavras-chave, abstract, key-words, introdução (não deve vir numerada), desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética);
3.2 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os sub-títulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados;
3.3 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em letras minúsculas e em negrito e numerados de forma progressiva;
3.4 Na identificação do(s) autor(es), em nota-de-rodapé, deve constar instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo, endereço eletrônico para correspondência (e-mail);
3.5 Resumo (Abstract) em português e inglês ou no idioma de origem, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das considerações finais (máximo 150 palavras);
3.6 Indicação de no máximo cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no idioma de origem e inglês, que devem refletir as ideias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados;
3.7 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do Sobrenome do Autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências das Fontes Citadas” e não ''Referências Bibliográficas”) e conforme as regras constantes nas presentes diretrizes, em especial itens 8 e 9.
4. Responsabilidade: Os artigos assinados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da Revista Direito e Política;
5. Coautoria: é possível até o máximo de três autores, devendo todos ser identificados conforme especificado no item 3.4 supra;
6. Limite de submissões: cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas uma colaboração (artigo, resenha ou parecer) por volume/ano da revista Direito e Política;
7. Configurações elementares de estrutura de artigos e resenhas 7.1 letra em Fonte Arial, tamanho 12 7.2 espaço entre linhas: 1,5 7.3 margens de 3 cm 7.4 folha: A4 7.5 editor de texto: Word for windows 6.0 ou posterior 7.6 parágrafo: espaçamento posterior e anterior: 0 ponto 7.7 alinhamento justificado, 7.8 entrada de parágrafo de 1,25cm;
8. Citações e notas
8.1 As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico;
8.2 As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com Arial 10, e com o espaçamento simples, sem aspas;
8.3 A indicação de autoria deve ser feita em nota-de-rodapé em fonte Arial 10 e não em nota-de-fim de artigo (indicar a referência completa da obra na primeira citação e, após, evidenciar apenas nome do autor, o título da obra e o número da página, conforme instruções no item 9 a seguir);
8.4 A critério do Conselho Editorial e em conformidade com edição específica, poderão ser aceitos artigos que usem o modo autor-data, conforme constar da respectiva chamada de artigos.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  1. O artigo submetido é inédito. Isso significa que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro?
    Obs.: Entretanto, não há restrições para artigos submetidos que tenham sido apresentados e/ou publicados em anais de eventos científicos.

  2. O Artigo é de autoria de Doutores, Doutorandos, Mestres e/ou Mestrandos, todos ligados a Programas de Pós-Graduação no Brasil ou Exterior.

  3. Adequação O artigo se encaixa nas linhas de pesquisa propostas pela revista? As regras indicadas nas ‘Diretrizes para Autores’ foram obedecidas?

  4. Título É claro e adequado ao conteúdo do artigo?

  5. Resumo/Abstract – Palavras-chave/Keywords O resumo apresenta os objetivos pretendidos, a metodologia e uma síntese das considerações finais? O resumo é claro e conciso? As palavras-chave refletem as ideias elementares do texto?

  6. Introdução Apresenta, justifica e delimita os objetivos? Apresenta o problema de estudo investigado? Descreve a metodologia empregada? Especifica a(s) hipótese(s)? A(s) hipótese(s) é(são) pertinente(s) ao desenvolvimento do artigo?

  7. Desenvolvimento Há exposição e discussão das teorias que foram utilizadas para esclarecer o problema? A divisão interna é adequada para alcançar os objetivos pretendidos? Os conceitos operacionais são explicitados? A fundamentação teórica é consistente?

  8. Considerações Finais Os resultados estão expostos com objetividade? O artigo traz contribuição(ões) para a área de estudo que lhe diz respeito? São consequência lógica do raciocínio desenvolvido ao longo do artigo? São relevantes em relação ao problema e aos objetivos do estudo?

  9. Referências As citações são pertinentes à temática abordada?

  10. Na identificação do(s) autor(es), em nota-de-rodapé, consta instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail)?

  11. IMPORTANTE:
    No caso de colaborações escritas em outro idioma que não seja o do autor(a), OBRIGATORIAMENTE, faz-se necessário o envio de Certificado de tradução expedido por algum Centro de Idiomas.

  12. Ao submeter esta colaboração, quer seja artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, entrevistas, depoimentos e comunicações, estou(amos) automaticamente cedendo o direito sobre o mesmo por período indeterminado, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir, armazenar e/ou de qualquer outra forma delas se utilizarem, o que faço(emos) de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, em favor da Revista Eletrônica Direito e Política.



Declaração de Direito Autoral
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Nós do Grupo Anchieta, em nome de todas as instituições que fazem parte do grupo (Escolas Padre Anchieta e Centro Universitário Padre Anchieta), visamos resguardar as informações e privacidade de todos os usuários que navegam em nossos sites — www.anchieta.br, www.institucional.anchieta.br, www.escolas.anchieta.br, https://revistas.anchieta.br e www.emfoco.anchieta.br. Sendo assim, esta política de privacidade foi criada com o objetivo de esclarecer quais dados de nossos usuários são coletados durante a navegação e as razões para tal ação.
A aceitação de nossa política se efetivará quando você se cadastrar em nosso site para usufruir de algum dos serviços que oferecemos. Tal aceitação se dará no momento em que você concordar, de maneira afirmativa e espontânea, com o uso de seus dados para cada uma das finalidades que descreveremos a seguir. Tal ação indicará que você está ciente e de acordo com a forma como utilizaremos seus dados e informações.

1. Os tipos de dados coletados

Em algumas páginas de nossos portais, de forma espontânea e com seu consentimento, coletaremos dados de contato enviado pelo próprio usuário (nome, telefone, e-mail, CPF, curso de interesse etc.) quando você se interessar por informações sobre os cursos e serviços oferecidos pelo Grupo Anchieta.
Caso você apenas navegue pelos sites, sem demonstrar interesse em cursos ou serviços, coletaremos somente os seus dados de navegação para sabermos o horário e data de sua visita, além de entender as soluções e informações pelas quais você pesquisou.
Também coletaremos dados de aplicativos móveis do Grupo Anchieta, tanto do Centro Universitário quanto das Escolas, além de dados de interação com nossos anúncios (se você interage com um ou mais de nossos anúncios em um site de terceiros, como Google, Facebook ou Instagram, por exemplo, nós podemos receber informações sobre tal interação).

2. Porque e como é feita a coleta de dados

A coleta de dados é feita a partir da instalação de um cookie no navegador utilizado durante o acesso aos nossos sites e pela captura de seu IP, um endereço numérico determinado em seu computador, utilizado para propósitos de segurança. O cookie serve para capturarmos e alisarmos dados não sigilosos, como browser utilizado, versão e o seu comportamento em nosso site. Tais dados servem para melhorarmos cada vez mais a sua experiência de navegação em nossos sites.
Todos os dados coletados são utilizados para a prestação de nossos próprios serviços, como em casos de consulta de valores de mensalidades, inscrições em processos seletivos, eventos promovidos pelo Grupo Anchieta, agendamento de visitas e outras ações.
Assim, uma das principais justificativas da coleta de dados é a entrega de material otimizado ao seu interesse, além de facilitarmos o nosso contato e o esclarecimento de dúvidas.

3. Quem tem acesso aos seus dados

É contra esta política o compartilhamento de dados de usuários com empresas terceiras. Assim, garantimos que apenas o Grupo Anchieta tem acesso às informações coletadas. Seus dados serão revelados a terceiros apenas por força de lei, por ordem de autoridade competente ou judicialmente.

4. O que será feito com os seus dados

Com os dados coletados, criaremos um banco para entendermos melhor quais são as suas necessidades e em que poderemos ajudar. Sendo assim, usaremos os seus dados para entrar em contato com você (via e-mail, ligação ou mensagem instantânea), confirmando ações que você iniciou em nosso site (como o agendamento de visita nas Escolas, por exemplo) ou enviando e-mails com novas informações sobre nossos produtos e serviços.
Ressaltamos que nenhuma outra empresa tem permissão para enviar e-mails em nome do Grupo Anchieta.

5. Como falar com o Grupo Anchieta

Se você acredita que suas informações foram usadas de maneira incoerente ao que foi descrito ou se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato com o Grupo Anchieta:
Endereço: Avenida Doutor Adoniro Ladeira, nº 94, Vila Jundiainópolis, Jundiaí, São Paulo, 13210-795.
Telefones: (11) 4527-3444 ou 0800 772 8445

6. Mudanças na Política de Privacidade

Durante a leitura desta política, considere que ela poderá ser alterada ao longo do tempo, sempre tendo em vista a transparência de nossas ações e resguardo de sua privacidade.
Assim, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha ciência das modificações. Em caso de alterações relevantes que necessitem de um novo consentimento seu, publicaremos esta atualização e solicitaremos o seu consentimento novamente.